Público-alvo: Diretores da Educação Infantil e Fundamental 1

São tantas as demandas que esse profissional recebe que se torna difícil eleger prioridades. Por onde começar?  Como olhar a realidade e entender o que será necessário fazer para melhorá-la?
Nesse curso discutiremos o papel do diagnóstico com diferentes exemplos para a elaboração de planos de ação para a instituição assim como refletiremos sobre as formas, instrumentos e estratégias possíveis para elaboração e aplicação desse instrumento.


Público-alvo: Gestores iniciantes (responsáveis pela EI nos municípios)

A educação infantil hoje é considerada como uma estratégia fundamental para as conquista de bons indicadores municipais não só na educação, mas também em outras áreas, como a social e a econômica. Um bom começo faz toda a diferença.

Os gestores podem por meio deste curso, ter acesso a uma visão contemporânea que rege este nível de ensino, às principais posições no Brasil e à legislação vigente. Assim como serão apoiados para transformar a organização cotidiana do trabalho em seu município, a qualidade dos espaços, das práticas pedagógicas e a formação continuada dos professores.

Público-alvo: Professores e Coordenadores da Educação Infantil e Fundamental 1

A elaboração de portfólios vem ganhando cada dia mais força na escola devido a sua importância para avaliar e planejar o trabalho didático. Mas como elaborá-los? Esta é uma tarefa apenas do professor? Como o coordenador pedagógico pode apoiar?

Este curso irá contribuir para que os educadores possam aprofundar o conhecimento teórico sobre formas de elaborar portfólios envolvendo a participação de crianças e familiares na avaliação das aprendizagens. A partir da análise de bons modelos de portfólios os participantes poderão de imediato começar o processo com seus alunos.  

Público-alvo: Professores e Coordenadores do Fundamental 1

Muitos professores consideram que seus alunos não produzem bons textos e sim uma escrita fragmentada, na qual às vezes faltam informações para a compreensão do leitor comprometendo o sentido. Produções com muitos erros de ortografia ou ainda com problemas de pontuação. Nesse curso, vamos conhecer o caminho que os alunos devem percorrer até a escrita final de um texto. São ações fundamentais que precisam ser garantidas pelo professor para garantir a qualidade dos textos produzidos pelos alunos.