Formadora: Renata Frauendorf

Afinal qual a função de um coordenador pedagógico? Qual sua importância dentro da instituição? Como conciliar ações de formação com demais atribuições? Perguntas como essas fazem parte do dia a dia deste profissional que tem entre tantas demandas: cuidar do processo de aprendizagem dos alunos e dos professores, bem como implementar o currículo na escola.

A proposta deste curso é apoiar o coordenador na construção de seu papel profissional e na organização de uma rotina de trabalho que permita, entre outras coisas, acompanhar sua equipe de professores e pensar caminhos para a gestão do cotidiano, assegurando tempo para a formação profissional na unidade escolar.

Público alvo: Coordenadores pedagógicos

Formadora: Camilla Schiavo

O campo de experiências “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” proposto pela BNCC, discorre sobre as experiências que as crianças vivenciam que envolvem conhecimentos matemáticos sobre contagem, relações entre quantidades, ordenação etc. 

Mas como planejar um trabalho nas turmas de Educação Infantil que privilegie a construção de experiências significativas nesta área? Como planejar atividades nas quais as crianças possam desenvolver a curiosidade, investigar e levantar hipóteses considerando as especificidades desta fase do desenvolvimento?

Neste curso, a partir da análise de práticas efetivas bem-sucedidas   e embasadas teoricamente, será possível refletir sobre questões relativas às experiências infantis que são mais potentes na apropriação do conhecimento matemático e quais condições didáticas e intervenções   o(a) professor(a) podem desenvolver para potencializar as aprendizagens.

 Público-alvo: Professores e Coordenadores de Ed. Infantil.

Formadora: Denise Tonello

O uso de PORTFÓLIOS, como instrumento de avaliação, valoriza a observação e o acompanhamento do percurso de aprendizagem de cada criança durante o ano. Essa é uma documentação apontada pela Base Nacional Comum Curricular- BNCC como necessária e importante. Mas como organizar esse registro para que tanto as famílias tomem conhecimento do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças como também seja um documento formativo ao professor?

Este curso apresentará subsídios para que, em diálogo com a BNCC, educadores possam refletir sobre a avaliação numa perspectiva formativa, processual e contínua. Será possível aprender: a elaborar propostas e intervenções cada vez mais ajustadas às necessidades individuais (da criança) e coletivas (do grupo-classe), a planejar momentos de observações, pautadas nos direitos e objetivos de aprendizagem para cada etapa do desenvolvimento, e analisar continuamente o processo de cada criança.

Público-alvo: Profissionais de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, ou demais interessados no registro dos processos de avaliação.

Curso: O papel de formador do coordenador pedagógico na unidade escolar - grupo fechado de CPs da Secretaria Municipal de Educação de Vinhedo/SP

Cuidar da aprendizagem dos alunos e dos professores, sem dúvida é um dos encantos que atrai vários educadores para a função de coordenador pedagógico.

A garantia de uma rotina pedagógica enriquecedora para as crianças se deve em grande parte ao trabalho do CP.

No entanto, sabemos que há muitas outras tarefas que precisam caber na rotina do coordenador. Tal como o diretor de escola, também os coordenadores enfrentam um cotidiano de muito trabalho: atendimento aos pais, supervisão dos espaços coletivos, agenda de reuniões, preparação das festas e muito mais. O dia a dia consome quase todo o tempo sem deixar espaço para troca com os pares e muitas vezes, até sem tempo para estudar e refletir sobre sua prática.

Diante de tantas demandas, não é raro encontrar coordenadores pedagógicos que chegam ao final do dia e se perguntam: afinal, quais foram as minhas contribuições aos professores e aos alunos?

O presente curso quer apoiar os coordenadores pedagógicos na construção de seu papel profissional e na organização de uma rotina de trabalho que permita, entre outras coisas, acompanhar sua equipe de professores e pensar caminhos para a gestão do cotidiano, assegurando tempo para a formação profissional na unidade escolar.

Objetivos Específicos

  • Contribuir com o processo de formação do coordenador pedagógico, assegurando um espaço de interlocução para análise e reflexão da própria prática.
  • Criar referenciais para a criação de rotinas de trabalho profissional.
  • Discutir estratégias de organização do cotidiano e de atenção às prioridades da instituição educativa.

Público Alvo

  • 20 Coordenadores pedagógicos do EI e Fund.1 da Secretaria de Educação de Vinhedo.

Metodologia

Compartilhamos das concepções que entendem que a formação continuada depende substancialmente das questões que emergem da atuação direta da prática. O processo de refletir sobre a prática, procurar compreendê-la e analisá-la em busca de aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido é o foco da ação formativa. Partindo dos problemas reais enfrentados pelos educadores, é possível, por um lado, valorizar sua experiência, e, por outro, garantir maior participação e uma atitude investigativa como base para novas aprendizagens. Os conhecimentos teóricos trazidos pelo processo de formação são instrumentos valiosos de ressignificação da prática. 

A interação é fundamental; portanto, todas as atividades exigem a participação dos cursistas e assegura a aprendizagem nas discussões em grupo, nos fóruns, chats e outros espaços de estudo e planejamento pedagógico. 

Como se efetiva o curso

  • Realização de um Encontro Presencial Inicial de 4 horas, em Vinhedo, com a formadora do IAL
  • Atividades interativas, por meio de um ambiente virtual de aprendizagem que possibilitará estudo de textos, fóruns de discussão, atividades de reflexão individual, entre outras.

Duração

  • 10 semanas de curso
  • Carga horaria: 54 horas
  • Início do curso: 15/04
  • Encontro presencial: 26/04

Recursos

O ambiente virtual utilizado para o desenvolvimento deste curso será acessado mediante login e senha, após a inscrição no curso. No ambiente virtual de aprendizagem serão disponibilizados vários recursos tais como videoaulas, textos de referência, bate-papos, fórum, estatísticas de acesso.
Todo o material ficará disponível aos participantes 24 horas por dia, 7 dias por semana, tanto na biblioteca quanto nos Fóruns.

Avaliação e certificação

Entendemos como participação as postagens, sejam elas de trabalho solicitados no curso ou de participação nos fóruns e a atividades.
Receberá a certificação os coordenadores que participarem de 75% das propostas apresentadas, no tempo previsto para isso, e tiver avaliação satisfatória nas atividades propostas pela formadora.

O certificado digital será emitido após a avaliação de desempenho, podendo ser enviado por e-mail até dois meses após o término oficial do curso.

Valor

  • Valor individual (por coordenadora) = R$500,00 (quinhentos reais)

(valor definido a partir do compromisso de participação de um grupo de 20 profissionais da secretaria.

Forma de pagamento

A inscrição no curso deverá ser feita individualmente, ou seja, cada CP deverá entrar na loja do site do Avisa Lá e efetivar a compra do curso “O papel de formador do coordenador pedagógico na unidade escolar (grupo fechado Vinhedo).

O pagamento poderá ser realizado:

  • à vista no boleto, com desconto de 5% ou no cartão de credito, sem desconto, em 3 vezes sem juros ou até 12 vezes com juros.