Elaborar registros sobre as ações de formação na instituição é um grande desafio às coordenadoras pedagógicas. A proposta deste curso é contribuir para escrita profissional da coordenadora de modo que aprimore essa competência e seja cada vez mais uma formadora qualificada.

Para além de copiar, pintar e decorar números as atividades de matemática podem ser muito instigantes e significativas. Saber como as crianças constroem os conhecimentos matemáticos relativos ao eixo números e sistema de numeração, saber o que seriam boas situações de aprendizagem, aprender como planejar atividades diferenciadas serão os conteúdos do curso. 

As professoras de berçários e creches, além da constituição de uma rotina significativa, devem lidar com questões relacionadas ao desenvolvimento integral das crianças. O sono, as interações, a alimentação, a troca de fraldas e mordidas, por exemplo, são algumas questões  que podem gerar tensão e polêmica e serão discutidas ao longo deste curso.

Público alvo: professoras/ coordenadoras e ou diretoras de Educação Infantil (0 a 3).

Tanto na Educação Infantil, quanto nas séries iniciais do Ensino Fundamental, as crianças produzem inúmeros materiais que podem ser considerados como "documentação pedagógica” e que, portanto, deveriam estar a serviço de uma avaliação processual e formativa. Mas, muitas vezes, os processos avaliativos ocorrem de maneira independente.

Público-alvo: professoras e coordenadoras de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, e  demais interessados no registro dos processos de avaliação.